Milho

Você recebeu um milho e feliz da vida começou a tirar a palha, quando de repente deu de cara com uma espiga em que faltavam grãos e cuja ponta estava horrorosa. Ainda assim, seguiu o plano inicial e lá foi você fazer seu milho cozido… Passados vários minutos, apesar de cozido, o milho continuava duro.

***

Não sei o quanto esse enredo expressa o que vocês vivenciaram com os milhos que receberam. O que eu sei é que a colheita de milho crioulo representa o principal exercício que proporcionamos no que se refere à tomada de consciência sobre quais foram as frustrações que levaram pesquisadores a desenvolver milhos transgênicos. Em outras palavras, por meio desse exercício vocês ficam cara a cara com um dos principais problemas que eles defendem que foi resolvido pela introdução de organismos geneticamente modificados na agricultura. É por isso que os milhos chegam até vocês sem antes passar por uma triagem: se a triagem fosse feita, alguns de vocês continuariam sem saber que na natureza é comum que nem todos os grãos de uma espigas se formem.

***

Diário de bordo 2020

Colheita realizada no Sítio Ibiaça, localizado em Atibaia.

(em elaboração)

***

Diário de bordo 2019

Colheita realizada no Sítio Pé de Cedro, localizado no Sul de Minas Gerais.

***

Diário de bordo 2018

Colheita realizada em um quilombo localizado no Vale do Ribeira.

 

Para que a experiência de receber milhos crioulos não fosse tão traumática, pedi que dois agricultores – que também estavam colhendo milho em 2018 e enviando para a gente – gravassem um depoimento. Esses vídeos contêm informações interessantes, por isso vale a pena dar uma olhada.

Contato

Se o bairro ou a cidade em que você mora não aparecer na lista, escolha a opção ‘Quero começar uma CSA’. Na mensagem, informe o nome do bairro e/ou da cidade.

Menu