Inclusão
in·clu·são
sf 1 Ato ou efeito de incluir (-se); introdução de uma coisa em outra, de um indivíduo em um grupo etc.; inserção.
Nunca se discutiu tanto sobre esse tema, em suas diversas esferas na sociedade, mas não é de hoje que a CSA SP se preocupa com as questões inclusivas em todas as suas ações. Isso porque temos as vivências comunitárias como base e buscamos, naturalmente, a integração entre todos os membros por um ideal comum.
Valorizamos as diferenças, pois são elas que nos definem e nos tornam únicos. Com elas aprendemos a caminhar juntos, a planejar o futuro, a celebrar as colheitas e a enfrentar as intempéries e as adversidades. Nossas diferenças nos enriquecem, pois delas nascem os conflitos e também os aprendizados. Ninguém cresce sozinho.
Inclusão tem a ver com empatia, em observar diferentes realidades e tentar trazê-las para o nosso universo. Tem a ver com enxergar a vida com um novo olhar, mais compassivo diante dos diversos aspectos que nos cercam. Também tem a ver com desconstrução, de conceitos e de ações, historicamente pautados em padrões que não contemplavam a todos e buscar esse equilíbrio nas relações as quais fazemos parte é um poderoso exercício para a construção de uma sociedade mais humana e justa.
Sem as diferenças somos só mais um, insalubres e previsíveis, nesse mundo tão carente de mudanças. Nada muda sem o diferente.