Yacon
Também conhecida por batata, o yacon (Smallanthus sonchifolius), apesar de semelhante na aparência, possui muitas diferenças das batatas tradicionais, tanto nutricionais como no sabor.
O tubérculo, nativo da região dos Andes, é rico em um carboidrato diferente chamado inulina. Esse carboidrato, um tipo de frutano, além de promover um sabor mais adocicado ao yacon (semelhante à pêra e ao melão), também possui um menor valor calórico e que ajuda a estabilizar a glicose no sangue.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o yacon realmente pode ser utilizado pelo paciente diabético, mas é muito importante frisar que ele não substitui nenhum medicamento e nem deve ser utilizado isoladamente para o tratamento da doença.
A inulina também está relacionada ao equilíbrio da microbiota intestinal (ou flora intestinal), funcionando como um probiótico natural e proporcionando benefícios relacionados à imunidade.
Rica em antioxidantes e de sabor refrescante, o yacon pode ser consumido de diversas formas, mas o melhor aproveitamento dos nutrientes se dá quando ingerido cru, tanto em saladas, em sanduíches ou mesmo batido em sucos.
Sobre o seu armazenamento, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a sua melhor conservação, já que o tubérculo é rico em água e se deteriora mais rapidamente que os demais. Uma boa dica para manter o yacon por mais tempo é armazená-lo em baixas temperaturas (5 a 10°C) e em alta umidade, ou seja, na geladeira.
Que tal incluir esse novo item na dieta? Com tantos benefícios agregados, fica difícil não experimentar esse alimento, que além de funcional ainda é muito gostoso!
Karla Cunha.