Informações importantes

As comunidades de apoio à agricultura (CSAs) que compõem a CSA SP distribuem-se em diferentes bairros.

Como não se trata de espaços comerciais, não adianta ir pessoalmente até os locais indicados no mapa. Para entrar em contato com os grupos, você deve preencher o formulário de contato. Caso você esteja em um bairro que não aparece no mapa, ao preencher o formulário de contato, escolha a opção “Quero começar uma CSA”.

Ao preencher o formulário de contato, seu email será cadastrado em nosso banco de dados e um de nós entrará em contato com você. Isso pode demorar alguns meses.

Esse tempo de espera está diretamente ligado aos períodos de adesão às CSAs, que acontecem entre os meses de agosto e outubro.

Outras formas de interagir

Durante todo o ano pulsamos atividades focadas na aprendizagem de comunidade, com o objetivo de desenvolvermos habilidades socioemocionais e vivenciarmos a corresponsabilização financeira. Esses encontros são realizados em três formatos: vivências na cozinha, oficina de sensibilização e dias de campo.

Para receber os informes sobre nossa agenda de atividades, por gentileza, clique aqui.

Está ansioso para estar em contato com a gente?!

Ok, então, o convite é que você se aproxime de nós pela agenda da nossa cooperativa de consumo: a Milpa.

A Milpa não tem site e ainda estamos nos estruturando para iniciar as postagens em sua página no Instagram. Ainda assim, a sugestão é que você entre em contato com a gente por lá (https://www.instagram.com/milpa_csasp/). Ou então, que ao preencher o formulário de contato aqui do site você utilize o campo da mensagem para nos avisar que quer saber mais sobre como funciona nossa cooperativa de consumo.

Por que uma cooperativa de consumo?

Iremos adotar o modelo cooperativista, porque a criação de um fundo destinado aos estudos de viabilidade que antecedem a formação de novas CSAs surge como resposta ao desafio que decidimos encarar quando aceitamos acolher novos membros em nossa rede.

Pense comigo: uma CSA é um conjunto fechado, composto por um número limitado de pessoas que rateiam entre si as despesas de um organismo agrícola. Por isso, quando mais pessoas querem praticar CSA, seja como produtor seja como co-produtor, surge a necessidade de realizar atividades que não estão diretamente relacionadas ao fluxo de caixa da CSA pré-existente. Se não queremos seguir a lógica da mercantilização do conhecimento e, mais do que isso, se a prática tem nos mostrado que a aprendizagem de comunidade se faz no dia-a-dia e não apenas por meio de aulas expositivas, como responder a essa nova demanda sem depender de recursos externos e garantir resiliência organizacional?

Pois bem… É na tentativa de responder essa perguntar que, ao longo do ciclo 2019+2020, iremos articular compras coletivas juntos aos membros da CSA SP e também junto à pessoas que ainda não praticam CSA.

Objetivo: validar um modelo de receitas capaz de captar recursos para o fundo que será destinado à assistência técnica e extensão rural junto aos produtores que nos procuram.

Contato

Se o bairro ou a cidade em que você mora não aparecer na lista, escolha a opção ‘Quero começar uma CSA’. Na mensagem, informe o nome do bairro e/ou da cidade.

Menu